Novos protocolos de segurança estão sendo adotados pelas companhias aéreas e nos terminais aeroportuários. Medidas devem prevalecer no chamado "novo normal".
Receba informações, promoções e dicas de viagens no seu celular. Acesse o canal do International Route no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Receba informações, promoções e dicas de viagens no seu celular. Acesse o canal do International Route no Telegram e nosso perfil no Instagram.
O mundo não é o mesmo. A pandemia de coronavírus causada pelo covid-19 que afetou o planeta neste ano de 2020, está causando mudanças nos nossos hábitos: seja eles em casa, na rua, no trabalho e até mesmo nas viagens. E na aviação o impacto é muito grande. Essa crise sem antecedentes no setor aéreo vem causando sérios problemas e desafios para as empresas, profissionais da área e até para os passageiros. Aeronaves paradas, gerando prejuízos em um setor que não é altamente lucrativo, principalmente aqui no Brasil; redução de 90% no número de pax (passageiros); demissões e redução de salários de tripulantes e outros profissionais do setor; redução da malha aérea, entre outros. Mas a pergunta é: "como ficam as viagens de avião a partir de agora?" O setor aéreo continuará operando, porém, com novos protocolos de segurança.
Depois dos atentados às Torres Gêmeas nos EUA em 2001, a aviação mundial passou a adotar novos protocolos de segurança, visando proteger os passageiros, tripulantes e todos os profissionais de solo e manutenção das aeronaves. Mas, diante da pandemia de covid-19, novas medidas estão sendo implementadas, visando a segurança sanitária de toda a cadeia de profissionais e passageiros. Confira a seguir o que vem sendo feito nos aeroportos de todo o Brasil e também nos voos das companhias aéreas que operam voos domésticos pelo nosso país. A orientação é da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, que regulamenta o setor.
AEROPORTOS:
- utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) por trabalhadores e servidores públicos, conforme a situação;
- divulgação de avisos sonoros nas área de embarque e desembarque de voos nacionais e internacionais;
- distanciamento de 2 metros entre pessoas;
- uso de máscara por passageiros e funcionários em geral;
- desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus e demais espaço de uso comum;
- organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo;
- checagem de temperatura dos viajantes.
Somadas às essas medidas da ANAC, os aeroportos implementaram também seus protocolos de segurança sanitária, com as seguintes ações:
- instalação de acrílicos nos balcões de check-in;
- faixa para distanciamento dos passageiros frente ao agente de aeroporto no balcão de check-in;
- dispensers de álcool em gel 70% espalhados pelo aeroporto;
- tapete (úmido e seco) que possui bactericida para higienização dos calçados (em alguns aeroportos).
A orientação é fazer o check-in nos canais digitais das companhias aéreas, evitando o manuseio de cartões de embarques impressos. Nas lojas, restaurantes, lanchonetes e serviços do aeroporto, recomenda-se o uso de cartões de crédito ou smartphone para pagamento. No EMBARQUE, é feito o distanciamento dos passageiros. A fila continua existindo, porém, o acesso para o finger (ponte) até o avião está sendo realizado por fileiras, evitando aglomerações.
AVIÃO:
Para as companhias aéreas, a ANAC orientou sobre as medidas que já estão sendo tomadas:
- suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais [GOL e LATAM Brasil já suspenderam]. No caso de manutenção desse serviço, priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço. [A Azul vem adotando essas medidas no serviço de bordo].
- uso obrigatório de máscaras nos passageiros e tripulantes;
- organização criteriosa do procedimento de desembarque da aeronave até o solo, orientando para que os passageiros permaneçam sentados na durante o taxiamento, evitando aglomerações no corredor. O desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente da aeronave.
Somado à isso, as companhias aéreas adotaram outras medidas durante e pós os voos:
- retirada das revistas de bordo, disponibilizando todo conteúdo digital para os passageiros;
- maior higienização das aeronaves, logo após o desembarque dos passageiros;
- manutenção com a troca dos filtros HEPA, que renova 99,9% do ar das aeronaves a cada 4 minutos (em média) durante o voo.
![]() |
"Novo" check-in nos aeroportos. Foto: Aeroporto de Brasília/divulgação. |
Somado à isso, as companhias aéreas adotaram outras medidas durante e pós os voos:
- retirada das revistas de bordo, disponibilizando todo conteúdo digital para os passageiros;
- maior higienização das aeronaves, logo após o desembarque dos passageiros;
- manutenção com a troca dos filtros HEPA, que renova 99,9% do ar das aeronaves a cada 4 minutos (em média) durante o voo.
Com informações da ANAC, Infraero e Aeroporto de Brasília.
VEJA TAMBÉM:
✈ Companhias Aéreas que operam no Brasil (aqui).
✈ Lista completa dos Voos (diretos) Internacionais saindo do Brasil (aqui).
✈ Lista de Aeroportos Internacionais do Brasil e da Europa (aqui)
Do Rio de Janeiro,
Gabriel Carvalho | gabriel@internationalroute.com.br
clique aqui e saiba mais.
Everything for your trip around the world.
Contato, dúvidas, sugestões, redes sociais:
- Twitter: @Inter_Route
0 comentários:
Postar um comentário