[atualizada em 29/07/2020]
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A Aviação desperta muitos fãs e admiradores, desde o encanto de ver as aeronaves em solo, juntamente com as equipes que trabalham nos aeroportos brasileiros e até mesmo voar à bordo de uma aeronave com total segurança e orientações de toda tripulação (Comissários e Pilotos). Desde 2019 muitos jovens tem procurado as escolas de aviação civil do país com objetivo de fazer matrícula em um dos cursos oferecidos pelas instituições por todo o Brasil.
As áreas de atuação mais procuradas são: Agente de Aeroporto, Comissário(a) de Bordo e Piloto (Privado e Comercial de Aviação). Mas antes, é preciso ter os requisitos necessários para atuar em cada uma dessas áreas e se matricular em uma Escola de Aviação HOMOLOGADA PELA ANAC. No site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), você confere a lista de escolas pelo país que estão autorizadas a oferecerem esses cursos (clique aqui).
COMISSÁRIO(A) DE VOO
Profissional tecnicamente qualificado para cumprir as normas e procedimentos de segurança da aeronave. Receber muito bem os passageiros e lhes dar o conforto necessário durante o voo, faz parte da profissão, porém, é só um detalhe. O Comissário(a) recebe todo treinamento técnico e prático para lhe dar com situações durante um voo, entre elas, possíveis emergências à bordo e também primeiros socorros.
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Interior do Airbus da Latam Brasil. Foto: divulgação/internet. |
Existe toda uma trajetória para se tornar um Comissário(a). Cada etapa precisa ser aprovada, porém, com dedicação e muito estudo, o aluno consegue concluir o curso técnico exigido pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, que possui um "Manual de curso de Comissário de Voo - MCA 5811 do IAC". Esse documento está disponível no site da ANAC e é interessante o aluno conhecer antes de fazer uma matrícula em uma escola de aviação civil. O documento é de 2005, na antiga DAC (hoje ANAC desde 2006), porém está válido e é usado como base para o curso.
|Link direto do MCA 5811: clique aqui.
Parte 1 - Código ANAC, CMA e Escola de Aviação Civil:
1| Antes de tudo, solicite seu Código ANAC. Ele será utilizado na matrícula em uma escola de aviação civil e na perícia médica para obtenção do CMA. Cadastre as informações solicitadas no site:
> SINTAC: clique aqui.
> Ou pela página da ANAC: clique aqui.
2| REQUISITOS PARA A PROFISSÃO DE COMISSÁRIO DE VOO:
- Idade mínima: 18 anos;
- Ensino Médio Completo;
- Altura mínima: 1,56 cm;
- Peso em harmonia com a altura;
- Ser brasileiro ou naturalizado;
- Inglês: intermediário a fluente.
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Imagem: divulgação/internet. |
3| CMA - CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO:
São exames médicos exigidos pela ANAC que possuem validade de 5 anos. As companhias aéreas exigem o CMA e sem ele não é possível exercer a profissão e muito menos participar de processo seletivo.
CMA: é muito importante e obrigatório a realização dos exames médicos exigidos pela ANAC dos candidatos ao curso de comissário. Há duas opções de passar pela perícia: com um médico ou clínica - ambos homologados pela ANAC. Você pode conferir a lista de médicos peritos no site da ANAC. Geralmente, as escolas de aviação civil possuem parcerias com clínicas especializadas em CMA, que realizam todos os exames e perícia no mesmo local em até 2 dias (média). O CMA fica válido por 5 anos (para comissários até 40 anos de idade).
> Lista de todos os médicos e clínicas homologados em todo o Brasil e demais informações sobre o CMA: clique aqui.
3.1| CMA - LISTA DE EXAMES | 2ª classe (Comissário) - inicial :
> Eletroencefalograma;
> Eletrocardiograma;
> Teste ergométrico;
> RX Tórax;
> Consulta Otorrinolaringologista;
> Consulta Oftalmologista;
> Atestado Psicológico;
> Laudo Psiquiátrico;
>Exames de Laboratório: glicemia, colesterol total e frações, triglicerídeos, creatinina, hemograma completo, tipagem sanguínea, fator RH e EAS (urina).
Obs.: a lista desses exames de laboratório podem variar (para mais) conforme sexo e idade.
3| CURSO TEÓRICO E PRÁTICO DE COMISSÁRIO DE VOO:
No Brasil há diversas escolas de aviação civil homologadas pela ANAC. Boa parte delas oferecem o curso de CMS na forma presencial. Mas há escolas que oferecem o curso na modalidade "a distância". A duração (presencial) do curso varia conforme os horários e dias oferecidos pelas escolas. Em média de 4 a 5 meses de duração (seg a sexta). Há turmas aos sábados que podem ter 8 meses de duração.
A parte teórica inclui o estudo das seguintes disciplinas*:
- O comissário de voo (apresentação/carreira);
- Conhecimento Gerais de Aeronaves;
- Sistema de Aviação Civil;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Navegação Aérea;
- Cultura Profissional de Aviação;
- Emergência a Bordo e Combate ao Fogo;
- Aspectos Fisiológico do Comissário de Voo;
- Segurança de Voo;
- Regulamentação da Profissão do Aeronauta;
- A Aviação Civil;
- Fatores Humanos na Aviação e CRM;
- Meteorologia;
- Sobrevivência na Selva e no Mar [teórica e prática];
- Combate a Incêndio [teórica e prática];
- Primeiros Socorros;
- Etiqueta Profissional;
- Maquiagem Profissional;
- Arte do Atendimento;
- Apresentação Pessoal, Postura e Uniforme.
*fonte: New Flight Escola de Aviação Civil.
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Comissário Latam - Foto: divulgação/internet. |
A carga horária fica em torno de 240 horas para a parte teórica e cerca de 15 horas na prática.
As escolas de aviação civil utilizam uniforme que pode variar entre camisa pólo ou roupa social. Consulte essa informação ao realizar sua matrícula. Verifique também o valor da Sobrevivência na Selva e da formatura, se ambos estão inclusos no valor da mensalidade ou não.
> Lista completa das escolas autorizadas: (clique aqui).
Parte 2 - Banca ANAC (prova), Currículo com Foto e Processo Seletivo nas Cias. Aéreas:
4| BANCA ANAC - EXAME TEÓRICO:
Após a sobrevivência na selva e aprovação final no Curso de CMS, o aluno fica aguardando a escola enviar todos os dados da aprovação para a ANAC. Após um pequeno prazo, o aluno está liberado para agendar a prova teórica da ANAC que é obrigatória. Sendo aprovado, o aluno recebe o CCT: Certificado de Conclusão Teórica (documento digital) e está apto para exercer a profissão de Comissário de Voo.
A prova consiste de 80 questões divididas em 4 blocos:
-ESS: Emergência, Segurança e Sobrevivência;
-RPA: Regulamentação da Aviação Civil e da Profissão do Aeronauta;
-PSS: Medicina Aeroespacial e Primeiros Socorros;
-CGA: Conhecimentos Gerais de Aeronaves.
É preciso acertar no mínimo, 14 questões em cada bloco. As escolas de aviação civil oferecem preparatório ANAC e diversos sites especializados na prova teórica disponibilizam simulados on-line. (ambos possuem um preço pelo serviço). Fique atento pois o documento de identificação para a realização da prova precisa ter no máximo 5 anos de emissão em relação ao ano vigente (RG, Carteira de Motorista ou Passaporte).
5| CURRÍCULO COM FOTO:
Geralmente as escolas de aviação civil oferecem esse serviço sob agendamento e pagamento. Uma sala ou ambiente da escola é separado para a realização das fotos com um profissional, além de uma equipe de maquiagem. Nesse dia, o traje social que é usado para as entrevistas deve ser utilizado. Mas as escolas orientam quanto a isso.
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Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas. Foto: divulgação/internet. |
6| PROCESSO SELETIVO:
Depois de vencer todas as etapas iniciais (CMA, Aulas teóricas e práticas, sobrevivência na selva, banca ANAC e currículo com foto) é hora de encarar o sonhado processo seletivo das companhias aéreas brasileiras. O primeiro passo é acompanhar o mercado e se candidatar a uma vaga aberta pelas cias. Atualmente funciona assim:
- AZUL > cadastro do currículo no site da cia: www.voeazul.com.br na seção "trabalhe na Azul".
- GOL e LATAM: utilizam o site 'Vagas.com' e LinkendIn. Deixe seu currículo cadastrado de forma gratuita. Ao abrir oportunidade para Comissário de Voo, se inscreva através da vaga publicada. Site: www.vagas.com.br - LinkendIn > GOL | Latam
> O Processo seletivo varia entre as aéreas. Pode ter testes on-line na primeira etapa ou ligação com teste oral de inglês. Porém, a etapa presencial ocorre nas sedes das companhias em SP. Todo processo pode ter várias fases. Recomenda-se ter um preparo financeiro para as despesas de transportes até São Paulo, hospedagens, alimentação entre outros.
> Após passar por todo processo seletivo, ser aprovado e passar nos treinamentos (cerca de 2 meses), o Comissário de Voo está apto para começar a trabalhar. O CCT muda para CHT (Certificado de Habilitação Técnica) emitido pela ANAC.
> OBSERVAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO/CARREIRA:
A ANAC não exige experiência prévia, porém é necessário ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Ter conhecimento da língua inglesa ajuda bastante, pois é um requisito na hora do processo seletivo (inglês intermediário). Se a vaga for para companhia estrangeira, a língua inglesa será requisito obrigatório (fluente) ou outra língua específica.
Para se tornar um Comissário de uma companhia aérea estrangeira, não há necessidade do curso de CMS no Brasil. É preciso acompanhar o processo seletivo das aéreas internacionais que contratam brasileiros. Geralmente a seleção ocorre em SP e no RJ. São elas: EMIRATES, ETIHAD e QATAR AIRWAYS. Porém é preciso ter INGLÊS AVANÇADO/FLUENTE, IMC proporcional, NENHUMA TATUAGEM ou problema de saúde. Essas e outras informações você pode obter em uma escola de aviação civil ou no site das companhias.
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Comissário de companhia aérea estrangeira. Foto: divulgação/internet. |
> FAIXA SALARIAL DA PROFISSÃO DE CMS:
- Varia (em média) entre R$ 4.500 à R$ 6.000 (inicial) nas companhias aéreas brasileiras. Acima de R$ 9.000 no mercado off-shore (helicópteros).
> VALOR DO INVESTIMENTO:
- CMA > Perito ANAC: entre R$ 350 à R$ 500. Exames: planos de saúde realizam boa parte dos exames solicitados.
- CMA > Clínica médica (Exames + Perito incluso): entre R$ 1.200 à R$ 1.500. Parcerias com escolas entre R$ 600 à R$ 1.000 (exclusivo para alunos)
- ESCOLA - MATRÍCULA: entre R$ 100 e R$ 200.
- ESCOLA - CURSO: entre R$ 1.650 à R$ 2.200 (pode ser parcelado).
- PROVA TEÓRICA ANAC: R$ 272,84
- TOTAL: em média R$ 3 mil.
VEJA TAMBÉM - como ser um "Agente de Aeroporto": aqui.
|Com informações do site da ANAC e da New Flight Escola de Aviação Civil.
Do Rio de Janeiro,
Gabriel Carvalho | gabriel@internationalroute.com.br
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