*atualizada em 24/02/2018.
#InternationalRoute - tudo para sua viagem ao redor do mundo!
Mais um ano começou e para aqueles que pretendem estudar fora do país não há "tempo" a perder. É hora de se planejar e buscar muitas informações para evitar ao máximo frustrações e problemas durante a viagem. São inúmeros destinos, cursos, escolas, tipo de acomodações e línguas. E sem deixar de lado as experiências e conhecimentos (muitas vezes únicos) que o estudante vive ao longo do intercâmbio.
#InternationalRoute - tudo para sua viagem ao redor do mundo!
Mais um ano começou e para aqueles que pretendem estudar fora do país não há "tempo" a perder. É hora de se planejar e buscar muitas informações para evitar ao máximo frustrações e problemas durante a viagem. São inúmeros destinos, cursos, escolas, tipo de acomodações e línguas. E sem deixar de lado as experiências e conhecimentos (muitas vezes únicos) que o estudante vive ao longo do intercâmbio.
Primeiro passo antes de tudo isso é ter seu passaporte! Mas paralelamente, o estudante precisa saber sobre o tipo de programa de intercâmbio que ele (a) deseja fazer. Qual língua vai aprender ou aperfeiçoar? Qual continente deseja morar? O país de destino, o tempo de duração (de 4 semanas à 1 ano), escola, carga horária das aulas/semana, acomodação, se o país exige visto já na imigração, se a pessoa vai sozinha ou com amigos.... enfim! São muitas perguntas para o check-list do planejamento.
E o preço? O valor do investimento para realizar um intercâmbio varia muito. Depende também do objetivo do estudante. Sim, não há um "valor fixo" pois a moeda utilizada na cotação de um programa pode ser o Dólar, Euro, Libra, etc. Somente nisso, a cotação muda diariamente. O tempo de duração do intercâmbio é um dos fatores primordiais para a sua viagem. É baseado nele que o estudante vai fazer todo o seu planejamento de vivência no exterior.
Exemplo: programa de férias, 4 semanas em Dublin, na Irlanda. Tem opções de estudar somente pela manhã; full time (o dia inteiro). Acomodação em residência estudantil ou casa de família, morar perto da escola ou distante - como as casa de família - (utilizando transporte público), etc. Somente nessa simulação, os valor do programa varia bastante.
Quem pode me ajudar? As agências de intercâmbio (Brasil) te ajudam no leque de ofertas de programas, mas a decisão é do estudante. É ele (a) que vai morar no país escolhido, que vai ter uma rotina diária de atividades e compromissos em ir à escola, estudar em casa (exercícios, leitura de livros), lavar roupas, fazer comida, fazer compras, e até trabalhar (dependendo do país escolhido, há essa abertura). Intercâmbio não é só passeios em dias de folga ou fim de semana, é se doar o tempo todo se dedicando no aprendizado ou aperfeiçoamento da língua escolhida, encarar as dificuldades e desafios todos os dias: frio, chuva, vento, procurar casa para morar, saber conviver com as diferentes culturas e nacionalidades, pessoas que moram com você, saudades da família, da comida e... as demais coisas que só durante o intercâmbio acontece, hehe.
Mas no fim de tudo é gratificante! E quantas oportunidades de escolher um país o mundo oferece a nós? Inúmeras! Esses dias fazendo uma pesquisa descobri que a Índia é um novo destino para intercâmbio. A rede ILSC em Nova Déli, capital do país, ensina sobre a cultura indiana em aulas de culinária, lições de dança, reunindo estudantes indianos com alunos de todo o mundo. A unidade oferece programa de estudo da língua inglesa com o básico do idioma Hindi para ajudá-lo no dia a dia na Índia. O país, por sua vez, oferece uma vida noturna agitada e incríveis opções de compra e gastronomia. E a capital é ponto de partida para os principais pontos turísticos da Índia, como Taj Mahal, Rajasthan e as fabulosas montanhas do Himalaia. Show!
E a idade para fazer um intercâmbio? Vai desde adolescentes, passando para acima dos 50 anos e há programas em família. A faixa jovem (universitário ou profissional) é o público que mais viaja para estudar fora do Brasil. Muitos profissionais já graduados, procuram EUA ou Reino Unido para fazer pós-graduação/ MBA no exterior. Lembrando que é preciso ter um nível de inglês muito bom para realizar um dos teste de proficiência da língua, entre eles os mais exigidos são: IELTS (English Language Testing System), TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o TOEIC (Test of English for International Communication). Os valores são altos, passando dos 10 mil dólares (só o curso), fora o custo de vida que engloba moradia, contas de telefone, luz, água, internet, taxa de lixo, alimentação, transporte e gastos variáveis que incluem lazer e viagens nos fins de semana. Uma boa opção é tentar bolsas de estudos diretamente com as universidades, que todos os anos oferecem essa oportunidade.
Os idiomas mais procurados para aprender ou aperfeiçoar são: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Japonês, Italiano, Russo e Coreano. Os tipos de programas de intercâmbio mais escolhidos são:
- estudar e trabalhar: África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália;
- Au Pair - morar com uma família local e ser o responsável pelos cuidados da criança ao longo do intercâmbio, que ainda pode ser remunerado: Alemanha, Austrália, Estados Unidos, França, Holanda;
- trabalho voluntário: Índia, Nepal, Laos, Tailândia, Austrália, Ilhas Fiji, Costa Rica, México, África do Sul, Ilhas Seicheles, Quênia, Grécia.
![]() |
Bournemouth, Inglaterra. Um dos destinos de intercâmbio para pessoas acima dos 50 anos. Foto: divulgação/internet |
Mas, independente do programa de intercâmbio a ser escolhido, os EUA e Canadá ainda lideram a lista de países mais procurados pelos brasileiros para aprender/aperfeiçoar uma língua. Nesse caso, a língua inglesa. Em seguida aparece a Europa com os países do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia), a República da Irlanda e para quem opta em aprender o espanhol, o destino mais procurado é a Espanha.
Vamos conversar mais sobre intercâmbio? Fique a vontade para tirar suas dúvidas, compartilhar sua experiência (caso já tenha feito) e enviar suas perguntas. Meu e-mail e redes sociais estão disponíveis para receber sua mensagem:
gabriel@internationalroute.com.br
Nas redes sociais > Instagram e Twitter: @BielTraveler | facebook.com/bieltraveler
Na próxima publicação sobre intercâmbio vou trazer mais novidades, dicas e roteiros para os estudantes. No blog temos matérias relacionadas a intercâmbio. Confira nossa pagina especial: www.internationalroute.com.br/p/intercambio.html
Com informações da Revista Exame, World Study e arquivos do International Route.
Veja também:
✈ Lista completa dos Voos (diretos) Internacionais saindo do Brasil (aqui).
✈ Lista de Aeroportos Internacionais do Brasil e da Europa (aqui)
✈ Antes de viajar - dicas do pré-embarque ao desembarque em voos internacionais.
✈ Antes de viajar - dicas do pré-embarque ao desembarque em voos internacionais.
✈ Hospedagem - Booking.com
Do Rio de Janeiro,
INTERNATIONAL ROUTE - Tudo para sua viagem ao redor do mundo/
Blog de Viagens.
Contato, dúvidas, sugestões, colaboração:
- Twitter: @Inter_Route
- WhatsApp: +55 (21) 9.7206-6440
- Hashtag e Google+: #internationalroute
- Hashtag e Google+: #internationalroute
0 comentários:
Postar um comentário